Publicidade

loading...

Abelha Arapuá Amiga ou Inimiga do Jardim?

18:38:00




Abelha Arapuá ou Abelha Cachorro


As adultas são pretas, medem de 5 a 6 milímetros e constroem ninho com a resina que tiram das plantas; com suas mandíbulas afiadas, depredam brotações e botões florais. Os ninhos devem ser localizados e destruídos.
As plantas atacadas podem ser protegidas pelo método: 1.Mecânico: Armadilha adesiva X-315, da 3M.



Foto: Trigona spinipes - Abelha Arapuá ou Abelha Cachorro



Ácaros: 

Em geral muito pequenos, possuem oito pares de patas, existem milhares de espécies, entre elas, os carrapatos e os causadores de sarnas. Os que atacam as plantas são: o branco, o rajado e, especialmente, o vermelho, que provoca o aparecimento de manchas avermelhadas no dorso das folhas em posição oposta à das colônias, que vivem na parte inferior, evitando a luz solar. Com o tempo, a folha necrosada cai. 
Ácaros transmitem a leprose dos cítricos. Nos casos dos gramados, o corte baixo, a irrigação e adubação correta, inibem a manifestação. 


1. Combate Biológico: Pode ser feito através do fungo Beuveria bassiana, ou pulverizando com enxofre ou com calda sulfocálcica (cal virgem + enxofre), ou com inseticida rural Natural Camp ou Combat (composto por Neen, citronela e pimenta), Biofertilizante PF, Bovenat PM, Boveril 103, da Itaforte.


2. Combate Mecânico: Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, nos canteiros, inibe os ácaros.







Receitas Caseiras: 


CALDA SULFOCÁLCICA: Com 2 kg de cal virgem, fazer uma pasta adicionando 2 litros de água. Assim que a hidratação começar, adicionar aos poucos 2 kg de enxofre junto com água, mexendo bem. Tampe o recipiente durante 30 min. Adicione 2 litros de água e pincele os troncos. 

CHÁ-DE-COENTRO: Com um punhado de folhas, preparar um chá e, depois de frio, pulverizar as plantas. LEITE:Em 1 litro de água misture um litro de leite azedo e pulverize. 

CEBOLA: É um bom repelente de aranhiço vermelho e dos afídios, em especial os que infestam a roseira. Esmagar a cebola numa trituradora e juntar uma quantidade igual de água, coar a mistura e usar o líquido resultante para pulverizar. Enterrar essa polpa amassada na horta ou nos canteiros com flores.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links