Publicidade

loading...

Como Engrossar Caule da Rosa do Deserto

10:05:00



É comum surgir dúvidas em relação ao cultivo da Rosa do Deserto (Adenium), mas o que intriga a maioria dos amantes desta bela espécie, é o porque, de algumas mudas terem o caule (caudex) tão avantajado e mais grosso do que outros. Seria uma variedade diferente?
É comum encontrar na internet várias imagens de Rosas do Deserto com caule (caudex) bem grosso, com muito destaque, causando grande impacto ornamental no visual da planta.
É possível conseguir este efeito efeito bem ornamental, cultivando a planta em casa mesmo e com uma dica simples.






O crescimento da Rosa do Deserto esta intimamente ligado ao tamanho do recipiente em que ela esta sendo cultivada. É possível ir aumentando o caule (caudex) da Rosa do Deserto a partir de 1 ano de vida da planta, fazendo transplantes periódicos da muda para recipientes cada vez maiores. Só que desta maneira a planta tende a ir se desenvolvendo por igual.
Para dar mais destaque ao caule (caudex) é possível usar outra técnica e forçar a planta a ir se desenvolvendo em torno de uma barreira que impeça as raízes de descer diretamente para baixo, ou seja, na hora do transplante da muda para um recipiente maior, basta colocar em baixo da muda um disco de plástico (alguma pedra, pedaço de madeira, etc) que irá forçar as raízes a contornar esta barreira e consequentemente fará com que o caule fique mais largo.




Ao utilizar este tipo de obstáculo para forçar o caule (caudex) da Rosa do Deserto dilatar, não se esqueça de colocar sobre ele uma fina camada de substrato antes de acondicionar a muda no novo recipiente.

Outra maneira para dar um visual mais ornamental ao caule (caudex) da Rosa do Deserto (Adenium spp) é ir fazendo um levantamento das raízes sempre que trocar a muda por um vaso maior. Nunca desmanche o torrão em volta das raízes, mas é aconselhável ir sempre forçando as raízes da planta a ficarem mais altas em relação ao recipiente. Deixando estas raízes elevadas com o passar do tempo o caule vai se desenvolvendo e preenchendo todo o espaço vazio, tornando o visual da muda muito mais ornamental.





Rosa do Deserto Caule Mais Grosso


aprenda cultivar, aprenda como plantar, aprenda qual melhor substrato, aprenda qual melhor adubo (fertilizante), aprenda como regar, aprenda qual melhor ambiente, aprenda sobre tudo problemas e doenças, aprenda sobre poda, aprenda sobre luminosidade, aprenda qual melhor vaso, rosa do deserto

Postagens Relacionadas

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links