Publicidade

loading...

Dioclea violacea M. e Seus Usos Medicinais

13:24:00




A Dioclea violacea M. pertencente a família botânica Papilionaceae. ficou conhecida por diversos nomes populares, que variam conforme cada região do país, mas entre eles os principais são Coronha, Cipó-de-imbiri, Coroanha, Mucunã-assú, Micunã, Pó-de-mico ou Olho de boi.
A Coronha é uma espécie trepadeira autóctone da América do Sul, vegetando desde as regiões equatoriais até as subtropicais, que vem se destacando por causa de suas propriedades medicinais.
A Dioclea é uma trepadeira de grande porte, com o caule flexuoso, recoberto por densa pubescência castanha, folhas pecioladas, composta por três folíolos grandes, os laterais quase sésseis e o apical longo peciolulado, ovado-oblongos, abruptamente agudos no ápice e arredondados na base, quase glabros na face inferior e um pouco pubescente na superior.






Suas inflorescências violáceas com a base do estandarte amarela, disposta em rácimos eretos deixam a planta muito ornamental.
O fruto da Dioclea é uma vagem séssil, coriácea, com 12 a 14 cm de comprimento e 5 a 6 cm de largura, revestida por uma densa pilosidade ferrugínea, contendo 3 a 4 sementes achatadas, castanho-avermelhadas, vernicosas, duras, com o hilo preto, com cerca de 2 a 3 cm de diâmetro e até 1 cm de espessura.
A Dioclea possui propriedades medicinais e a mais difundida delas é a sua prevenção ao derrame e também por remover as suas seqüelas. Conhecida ainda pelo uso no combate a epilepsia.
É tônico, calmante nervoso e parasiticida.






Forma de Cultivo:
Espaçamento: 3 x 3m.
Propagação: sementes. Faz-se a pré-germinação das sementes em uma bandeja com água.
Plantio: primavera. As sementes pré-germinadas são plantadas diretamente no campo, em covas.
Tutoramento: para evitar-se o pisoteio e facilitar o manejo da planta, utilizar cercas ou armações de arame para a condução da planta.

Curiosidades: Esta planta também pode ser utilizada como formicida.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links