Publicidade

loading...

Salvia officinalis L.

21:52:00




A Salvia officinalis L. pertencente a família botânica Lamiaceae é mais conhecida pelos seus outros diversos nomes populares, tais como: Chá-da-europa, Chá-da-frança, Chá-da-grécia, Erva-santa, Grande-salva, Sábia, Salva, Salva-da-catalunha, Salva-das-boticas, Salva-das-farmácias, Salva-dos-jardins, Salva-mansa, Salva-menor, Salva-ordinária, Salveta ou simplesmente Sálvia.
Trata-se de uma espécie alóctone que cresce espontaneamente no sul da Europa, desde as margens do Mediterrâneo até 800 mts. de altitude, em solos calcários, bem ensolarados e declivosos. No Brasil é muito cultivada em hortas e jardins caseiros.
Subarbusto lenhoso na base, multianual, aromático, de 0,3 a 0,6 mts. de altura. Apresenta caule ramoso e tomentoso-pubescente, ereto, esbranquiçado, ramificado, quadrangular, formando uma moita lenhosa na base. Os ramos se renovam todo ano. Folhas oblongas, aromáticas, opostas, pecioladas (as inferiores), sésseis (as superiores), levemente crenadas e reticuladas, algo pubescentes,  verde-esbranquiçadas, esparsas, medindo 4 a 5cm de comprimento por 2cm de largura. Flores azul-violáceas, curtamente pediceladas,  dispostas em verticilos com 4 a 8 flores munidas de brácteas opostas, ovais, cordiformes, acuminadas, côncavas e caducas. Cálice pubescente, campanulado, estriado, bilabiado (3 dentes no lábio superior e 2 dentes no inferior). Possui odor e sabor quentes, picantes, um pouco amargos, canforáceos e aromáticos. A sálvia pode viver de 8 a 10 anos.
Prefere temperaturas amenas. É heliófita. É sensível a ventos frios. As regiões mais propícias para seu cultivo são no sul do Brasil.
A planta não se adapta à regiões quentes e muito pluviosas.
O solo indicado é o fértil, areno-argilosos, levemente alcalino, permeável, bem drenado e rico em matéria orgânica. Solos ácidos favorecem à ocorrência de Fusarium sp., além de dificultar o enraizamento e desenvolvimento da planta.

Como Cultivar Salvia officinalis L.:
Espaçamento : 0,7 x 0,3m.
Propagação: sementes, mergulhia, alporquia, divisão de touceiras, perfilhos e estacas da planta matriz. A semeadura é feita em bandejas de isopor contendo substrato organo-mineral. Um grama de sementes contém 300 a 1.200 sementes, que germinam em cerca de 15 dias. A alporquia é feita em ramos novos com cerca de 1 a 2 cm de diâmetro. Faz-se um corte anelar em volta do ramo, removendo-se a casca, deixando o lenho exposto numa faixa de 0,5 cm. Sobre o anelamento e uns 4 a 5cm acima dele, recobrir o ramo com esfagno ou musgo encharcado com água. Isolar a alporquia com um filme plástico e amarrar as extremidades com barbante. Se houver um período de estiagem prolongado, convém injetar água na bolsa de alporquia utilizando uma injeção com agulha. O enraizamento deve ocorre em 40 dias. O ramo é então cortado abaixo da bolsa de alporquia. Retira-se o substrato sob água corrente, para não danificar as raízes e procede-se um raleio de folhas do ramos, retirando-se 1/3, antes do ramo ser colocado em saquinhos plásticos perfurados contendo substrato organo-mineral. A mergulhia consiste em enterrar um dos ramos flexíveis e basais da planta matriz para que ao longo de 30 a 40 dias possa enraizar. A parte do ramo que ficará sob o solo, deve ser raspada ou anelada numa extensão de 1 a 2 cm. O uso de fito-hormônios pode acelerar o enraizamento de estacas da planta.
Substrato: para se evitar prováveis infecções de fungos vasculares e bacterioses, o substrato para a produção de mudas deve ser bem aerado e solarizado.
Plantio: outono  (propagação por sementes) e primavera (propagação vegetativa).
Desenvolvimento: as folhas adquirem coloração verde-intenso nos períodos chuvosos e acizentada, em períodos secos.
Adubação: 2 a 3kg/planta de húmus de minhoca ou composto orgânico, adicionado de 100 a 200g de fosfato natural. Readubar cada colheita feita.
Doenças: a mais comum que ocorre é a fusariose (Fusarium sp), responsável pela murcha e secamento progressivo da planta. Nesta situação, deve-se suspender a irrigação e eliminar as plantas afetadas. A planta é muito sensível a nematóides.
Florescimento: verão até o outono.
Colheita: é iniciada a partir do quinto mês após o plantio. A partir do 2o ano é possível fazer 2 cortes/ano. Colhe-se um pouco antes da antese das flores.
Rendimento: 200g de folhas por touceira.

Salvia officinalis L. é uma espécie muito utilizada para fins medicinais, principalmente no tratamento de astenia nervosa, gengivites, inflamações da garganta, asma, dores reumáticas, doenças de pele (externamente), aftas, estomatite, gripe, resfriado, faringite, amigdalite, traqueobronquite, úlcera, vômitos, cefalalgias, escrófulas, febre reumática, edema, engurgitamento, mau hálito, sudorese excessiva dos pés, catarro crônico, astenia, crises nervosas e neuróticas, convalescença, depressão, diabetes, enfisema, entorse, frigidez, impotência, leucorréia, tabagismo e picadas de insetos.

Propriedades Etnoterapêuticas
Estimulante, emenagoga, atenuadora da transpiração, cicatrizante (folhas e flores), antiespasmódica, hipoglicemiante, bacteriostática, adstringente, diurética, cardiotônica, anti-reumática, digestiva, antisséptica, eupéptica, diaforética, antiinflamatória, vulnerária, carminativa, béquica, antidiarréica, tônica, alvejante dental, aromatizante bucal, fungicida, bactericida, antioxidante, balsâmica, expectorante, excitante, estimulante do sistema nervoso,  nervina, resolutiva e colerética.

Atividade Biológica:
É ativa contra bactéria Gram-positivas e negativas. O óleo essencial da planta apresenta atividade contra Bacillus subtilus, Micrococcus luteus, Escherischia coli e Serratia  marcescens.

Cuidados:
É atóxica nas doses usuais, porém as gestantes devem evitá-la. Doses elevadas podem aumentar a pressão arterial.

Conheça Melhor:
As cinzas ajudam a clarear os dentes.
Muito utilizada como tempero de carnes, peixes, pães, patês de queijo e molhos e para aromatizar vinagres.
Utilizada ainda como insetífuga doméstica.
O óleo essencial pode ser usado como ingrediente de cosméticos, desinfetantes e higienizadores bucais.
Suas flores são melíferas.











DECORAÇÃO - FOLHAS [FAÇA VOCÊ MESMO]











Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links