Publicidade

loading...

Schlumbergera truncata - A Flor-de-Maio

08:58:00




Quem nunca ouviu falar da flor-de-maio ou flor-de-seda, ou ainda não se deparou com o explendor de sua delicada florada? Mas o que bem pouca gente sabe é que, esta bela espécie na verdade trata-se de um cacto.
Pertencente a família botânica Cactaceae, a Schlumbergera truncata ainda ficou conhecida por outro nome muito popular no Hemisfério Norte, Flor de Natal.


Um dos cactos mais apreciados e difundidos no Brasil é a flor-de-maio, que ao contrário do que o nome diz pode florir durante todo o período do Outono, o que lhe confere o nome de flor-de-natal no hemisfério norte. Por este motivo é campeã de vendas em floriculturas nesta época para presente. Seu caule é formado de várias artículos que destacados podem formar novas plantas. Seu cultivo é bem simples, após a floração, formam-se novos artículos que serão os responsáveis pela próxima florada. Suas flores delicadas, grandes e brilhantes, podem ser de várias cores como rosas, laranjas, vermelhas e brancas. Sua beleza não encanta só os seres humanos, elas são ideais para atrair beija-flores.
Deve ser cultivado em substrato para epífitas misturado à terra vegetal, regada periodicamente, à meia-sombra. Fica muito bem isolada em vasos ou em combinação com outras epífitas, sobre árvores e paredes preparadas, uma boa dica é cultivá-la juntamente com plantas suculentas pendentes. Na hora de plantá-la dê preferência a vasos ou arandelas de boca larga, sendo que os recipientes de cerâmica podem oferecer um visual bem mais natural e muito ornamental. 
É mais comum ver o explendor de suas florações naturais entre os meses de março a junho, porém é possível estimular a planta para que haja floração em outros meses do ano.





Nome Científico: Schlumbergera truncata
Sinonímia: Epiphyllum truncatum, Zygocactus truncatus
Nome Popular: Flor-de-maio, cacto-de-natal, cacto-da-páscoa, flor-de-seda
Família: Cactaceae
Divisão: Angiospermae
Origem: Brasil
Ciclo de Vida: Perene
Solo: Fértil e rico em matéria orgânica
Regas: Controladas
Multiplicação: Facilmente por estaquia.
Curiosidades: Pode ser estimulada a florir em todas as épocas do ano, veja como no link abaixo da postagem.





Veja Também:


FLOR DE MAIO PODE FLORIR O ANO INTEIRO?








Veja Também:


FLORES EM MEU JARDIM O ANO TODO

Postagens Relacionadas

2 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin