Publicidade

loading...

Abaixo a Química

09:40:00




A agricultura orgânica já era praticada por agricultores isolados no mundo todo, mas só a partir dos anos 60 ganhou impulso e divulgação no mundo todo, com o movimento hippie dos EUA. A chamada contracultura, você lembra, pregava uma volta à Natureza. Surgiram então as primeiras comunidades agrícolas, cujo objetivo era a produção de frutas e legumes sem o auxílio de qualquer aditivo químico, tanto no plantio quanto na conservação. A experiência teve tanto êxito que hoje, o departamento de agricultura americano já oferece vantagens a quem se disponha a plantar segundo esses métodos. No Brasil os fazendeiros orgânicos se multiplicaram com o passar do tempo, em São Paulo, por exemplo, quem costuma freqüentar supermercados ou feiras de produtos orgânicos, já possuí uma enorme variedade de espécies de verduras cultivadas sem a ajuda de qualquer tipo de fertilizante ou inseticida químico. Este método de cultivo geralmente começa desde o preparo da terra com esterco de galinha e capim. Com os canteiros preparados, é feita a semeadura das verduras. Depois da colheita replantam-se mais verduras, porém de outro tipo com isso se faz um processo de rotação no plantio, entre verduras e leguminosas que não demora muito a chegar no plantio de milho e outros cereais. Geralmente após este processo de rotação de culturas a terra descansa por 90 dias antes de se renovar um novo ciclo.
Conceder uma pausa para a terra descansar é fundamental para que a terra recupere suas energias e a capacidade produtiva. Outro cuidado da agricultura orgânica são as regas. As terras devem se irrigadas a cada três dias, durante pelo menos três horas, para que a água penetre bem fundo. Mas o mais surpreendente diz respeito às ervas daninhas, terror da agricultura convencional. Para os chacareiros orgânicos elas têm um importante papel no equilíbrio natural do solo, e só devem ser arrancadas quando começam a disputar espaço com as verduras. Pode-se no máximo roçá-las, mas preservando suas raízes. Segundo estes produtores, o maior adversário da agricultura orgânica é o próprio consumidor, acostumado a escolher frutas e verduras pelo tamanho e aparência. Os produtos naturais são menores e não tão bonitos, embora seja comprovadamente mais nutritivos e saudáveis.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin