Publicidade

loading...

Calliandra Selloi - Excelente Bonsai

10:45:00





Calliandra ou esponjinha trata-se de um arbusto de pequeno porte, muito ornamental que conquista crianças e adultos com sua floração em forma de pom pom, é originária do Brasil, nativa do sudoeste do Brasil, Uruguai e norte da Argentina, conhecida popularmente pelos nomes de manduruvá, quebra-foice, esponjinha e algumas regiões como peteca.
Esta planta possui mais de 120 espécies de cores variadas que vão do rosa ao vermeho, amarelo e até branca, possui folhas delicadas de tons verde claro brilhante, tronco cinza claro, que curiosamente com o passar do tempo se torna mais escuro, quase negro, o que lhe dá muito status para a prática do bonsai. Suas flores são mais comuns nas cores rosa e vermelho, porém são encontradas calliandras brancas e mais dificilmente na cor amarela, de suas flores surgem frutos característicos das leguminosas que se partem quando maduros e espalham suas sementes.
Aliás se tratando de multiplicação, por estaquia se consegue um efeito melhor para a prática do bonsai.
Quando são cultivadas em climas temperados é possível mantê-las dentro de casa, o que propicia a técnica de bonsai, aliás por sua bela ornamentação é muito procurada para esta finalidade. Basta mantê-la em local bem ventilado e com boa luminosidade, mantendo o solo frequentemente úmido e colocá-la longe de fontes de calor, que você terá uma bela ornamentação em sua residência.
Sua adubação é fácil, fertilizantes próprios para bonsai, de preferência líquido devem aplicados a cada duas semanas seguindo a recomendação do fabricante, principalmente do início da primavera até o final do Outono, diminuindo a aplicação durante o Inverno, geralmente este tipo de fertilizante propicia uma ótima floração devido a quantidade de fósforo na sua formulação.
Se você notar que as folhas de sua esponjinha, estão se fechando durante o dia, pode ser indicação de falta de água, o normal é só se fecharem à noite.
Para quem tem a oportunidade de cultivar a esponjinha em jardins já notou o fato desta espécie atrair tantos polinizadores, como abelhas, borboletas e em especial beija-flor, realmente é maravilhoso ter esta harmonia em casa.



Nome Científico: Calliandra selloi, Calliandra brevipes, etc (o segundo nome científico se refere a cor das flores ou de sua ausência)
Nomes Populares: esponja, esponjinha, peteca, manduruvá, quebra-foice
Origem: Brasil
Clima: tropical e subtropical
Solo: rico em matéria orgânica
Flores: parecem um pequeno pom pom e surgem da axila das folhas
Folhas: de verde claro e brilhante, bem ornamental
Frutos: se partem quando maduros (como legume vargem)
Floração: final da Primavera e ao longo do Verão
Luminosidade: pleno sol, meia-sombra
Curiosidades: o tronco muda de cor com o passar do tempo, muito usada na prática de bonsai
Propagação: por sementes ou estaquia
Regas: frequente
Dificuldade de Cultivo: sensível ao frio
Adubação: em especial no início da Primavera, rica em fósforo, para estimular a floração


Postagens Relacionadas

2 comentários

  1. Outro dia eu fui numa floricultura linda (embora super cara) perto da casa de minha irma! Eu fiquei um tempão justamente admirando os bonsais, eu fico encantada com os tipos e variedades.

    ResponderExcluir
  2. Amigo essa ai acho que é a mesmo que plantei em frente a minha casa, vou esperar florescer, é vermelha.
    Abraços forte

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links