Publicidade

loading...

Calliandra Selloi - Excelente Bonsai

10:45:00





Calliandra ou esponjinha trata-se de um arbusto de pequeno porte, muito ornamental que conquista crianças e adultos com sua floração em forma de pom pom, é originária do Brasil, nativa do sudoeste do Brasil, Uruguai e norte da Argentina, conhecida popularmente pelos nomes de manduruvá, quebra-foice, esponjinha e algumas regiões como peteca.
Esta planta possui mais de 120 espécies de cores variadas que vão do rosa ao vermeho, amarelo e até branca, possui folhas delicadas de tons verde claro brilhante, tronco cinza claro, que curiosamente com o passar do tempo se torna mais escuro, quase negro, o que lhe dá muito status para a prática do bonsai. Suas flores são mais comuns nas cores rosa e vermelho, porém são encontradas calliandras brancas e mais dificilmente na cor amarela, de suas flores surgem frutos característicos das leguminosas que se partem quando maduros e espalham suas sementes.
Aliás se tratando de multiplicação, por estaquia se consegue um efeito melhor para a prática do bonsai.
Quando são cultivadas em climas temperados é possível mantê-las dentro de casa, o que propicia a técnica de bonsai, aliás por sua bela ornamentação é muito procurada para esta finalidade. Basta mantê-la em local bem ventilado e com boa luminosidade, mantendo o solo frequentemente úmido e colocá-la longe de fontes de calor, que você terá uma bela ornamentação em sua residência.
Sua adubação é fácil, fertilizantes próprios para bonsai, de preferência líquido devem aplicados a cada duas semanas seguindo a recomendação do fabricante, principalmente do início da primavera até o final do Outono, diminuindo a aplicação durante o Inverno, geralmente este tipo de fertilizante propicia uma ótima floração devido a quantidade de fósforo na sua formulação.
Se você notar que as folhas de sua esponjinha, estão se fechando durante o dia, pode ser indicação de falta de água, o normal é só se fecharem à noite.
Para quem tem a oportunidade de cultivar a esponjinha em jardins já notou o fato desta espécie atrair tantos polinizadores, como abelhas, borboletas e em especial beija-flor, realmente é maravilhoso ter esta harmonia em casa.



Nome Científico: Calliandra selloi, Calliandra brevipes, etc (o segundo nome científico se refere a cor das flores ou de sua ausência)
Nomes Populares: esponja, esponjinha, peteca, manduruvá, quebra-foice
Origem: Brasil
Clima: tropical e subtropical
Solo: rico em matéria orgânica
Flores: parecem um pequeno pom pom e surgem da axila das folhas
Folhas: de verde claro e brilhante, bem ornamental
Frutos: se partem quando maduros (como legume vargem)
Floração: final da Primavera e ao longo do Verão
Luminosidade: pleno sol, meia-sombra
Curiosidades: o tronco muda de cor com o passar do tempo, muito usada na prática de bonsai
Propagação: por sementes ou estaquia
Regas: frequente
Dificuldade de Cultivo: sensível ao frio
Adubação: em especial no início da Primavera, rica em fósforo, para estimular a floração


Postagens Relacionadas

3 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin