Publicidade

loading...

História e Significados - Romã

07:21:00


A romã é um fruto muito curioso, tem formato e cor de maçã madura e em seu interior, em vez de uma polpa carnosa, existem camadas de sementes envoltas em cápsulas suculentas, translúcidas e perfeitamente ordenadas.
Pela cor vermelha, também veio a lenda de que a fruta era a fruta da paixão, mas não para por aí, pelo numero excessivo de sementes, foi considerada também como a fruta da fartura e prosperidade, mas foi nos laboratórios que veio a certeza de que seus princípios ativos ajudam a proteger o organismo de diversas doenças.
Ela é nativa do Oriente Médio, por isso, seu nome científico Punica granatum indica sua origem na Pérsia (indicada pelo latim Punica) e que a fruta apresenta muitos grãos (granatum), mas você sabia que a romãzeira já foi chamada de Malum punicum e Malum granatum por sua semelhança com a maçã (malum, em latim). Em língua inglesa é conhecida como pomegranate, algo como “maçã com muitas sementes ou grãos”.
Consagrada pelos Gregos na antiguidade como a planta de Afrodite, a deusa do amor, pois acreditava-se que os frutos atraíam o amor e a fecundidade. Esta bela espécie também marcou presença nos jardins do rei Salomão, conhecido pela sua sabedoria e por trazer prosperidade e abundância ao seu povo. Existem dezenas de relatos bíblicos sobre a fruta, que também é um dos símbolos religiosos na passagem de ano dos judeus. Nos cultos romanos era símbolo da ordem, da riqueza e fecundidade. Até hoje a romã é usada nos rituais do Dia dos Reis, numa simpatia que consiste em colocar seis sementes da fruta na carteira no dia 6 de Janeiro, tudo com a intenção de que não falte dinheiro ao longo do ano.


Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Olá, Victinho!
    Sempre tive curiosidade em saber "o por que da romã", mas agora já sei!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links