Publicidade

loading...

História e Significados - Romã

07:21:00


A romã é um fruto muito curioso, tem formato e cor de maçã madura e em seu interior, em vez de uma polpa carnosa, existem camadas de sementes envoltas em cápsulas suculentas, translúcidas e perfeitamente ordenadas.
Pela cor vermelha, também veio a lenda de que a fruta era a fruta da paixão, mas não para por aí, pelo numero excessivo de sementes, foi considerada também como a fruta da fartura e prosperidade, mas foi nos laboratórios que veio a certeza de que seus princípios ativos ajudam a proteger o organismo de diversas doenças.
Ela é nativa do Oriente Médio, por isso, seu nome científico Punica granatum indica sua origem na Pérsia (indicada pelo latim Punica) e que a fruta apresenta muitos grãos (granatum), mas você sabia que a romãzeira já foi chamada de Malum punicum e Malum granatum por sua semelhança com a maçã (malum, em latim). Em língua inglesa é conhecida como pomegranate, algo como “maçã com muitas sementes ou grãos”.
Consagrada pelos Gregos na antiguidade como a planta de Afrodite, a deusa do amor, pois acreditava-se que os frutos atraíam o amor e a fecundidade. Esta bela espécie também marcou presença nos jardins do rei Salomão, conhecido pela sua sabedoria e por trazer prosperidade e abundância ao seu povo. Existem dezenas de relatos bíblicos sobre a fruta, que também é um dos símbolos religiosos na passagem de ano dos judeus. Nos cultos romanos era símbolo da ordem, da riqueza e fecundidade. Até hoje a romã é usada nos rituais do Dia dos Reis, numa simpatia que consiste em colocar seis sementes da fruta na carteira no dia 6 de Janeiro, tudo com a intenção de que não falte dinheiro ao longo do ano.


Postagens Relacionadas

1 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin