Publicidade

loading...

Mutualismo

17:54:00


Você sabe o que é simbiose? Simbiose ou mutualismo é a convivência em comum de duas plantas, ou de uma planta e um animal. Os simbiontes como são chamados os seres que dela participam, se beneficiam mutuamente um com o outro. O exemplo clássico são os líqüens - vegetais formados pela associação de uma alga com um fungo.
Mas os exemplos na Natureza são muitos, as bactérias do gênero Rhizobium, por exemplo, vivem simbioticamente nas raízes das leguminosas, formando nódulos responsáveis pela fixação biológica do nitrogênio atmosférico. Com a simbiose várias leguminosas são usadas como adubos verdes, isto é, são cultivadas para depois serem incorporadas ao solo como fonte de matéria orgânica e nutrientes minerais, principalmente de nitrogênio, essa técnica ocorre à várias gerações. Podemos destacar entre elas, a mucuna, centrosema, mucuna-anã, guandu, calopogônio, lab-lab, feijão-de-porco, entre outras.
Outro exemplo são as micorrizas - associações mutualistas de raízes de plantas com as hifas (filamentos) de certos fungos. As hifas exploram um maior volume de solo, permitindo às plantas maior absorção de nutrientes minerais do solo, nesta forma de simbiose, os fungos por sua vez retiram nutrientes orgânicos da seiva das plantas.
A simbiose entre planta e animal também é comum, a anêmona-do-mar protege o peixe-palhaço de seus predadores naturais, este por sua vez, remove resíduos dos tentáculos da sua poderosa hospedeira, para que recebam melhor a luz solar, mas entre tantos casos podemos citar também o caso das algas do gênero Chlorella, que vivem associadas a alguns animais marinhos.

Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. Olá, Victinho!
    Acho que nós seres humanos estamos precisando de mais simbiose em nossas vidas!
    Abçs!
    Rike.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links