Publicidade

loading...

Pixirica

17:48:00



NOME CIENTÍFICO: Leandra purpurascens Cogn.
FAMÍLIA BOTÂNICA: Melastomaceae.
HABITAT: Espécie autóctone que cresce espontaneamente em por toda mata Atlântica sul-brasileira, em matas secundárias, capoeirões e capoeiras.
FITOLOGIA:
Planta arbustiva, perene, ereta, com cerca de 60 a 100 cm de altura. O caule é cilíndrico e muito viloso. As extremidades do ramos é avermelhada ou arroxeada. As folhas são longo-pecioladas, opostas, lanceoladas, acuminadas, base obtusa ou arredondada, pubescentes em ambas as faces, com duas nervuras principais originárias de uma mediana. As folhas medem cerca de 8 a 10cm de comprimento por 2 a 3 cm de largura. Flores alvo-pubérulas dispostas em panículas terminais agrupadas nas extremidades dos ramos. Fruto tipo baga, suculenta, pubescente, violácea, quase negra, medindo cerca de 0,3 a 0,5 cm de diâmetro.
CLIMA: É de clima subtropical, adaptando-se também ao tropical. É esciófita.
SOLO: Prefere os solos areno-humosos e úmidos.
AGROLOGIA:
·     Espaçamento: 0,80 x 0,4m.
·    Propagação: sementes e rebentos da raiz. Os frutos, colhidos maduros, devem ser deixados fermentar por até 3 dias. Após, lavar as sementes em uma peneira, sob água corrente. Semear em bandejas de isopor contendo substrato orgânico. Os rebentos podem ser enraizados em substrato organo-mineral, abrigados sob sombrite a 70% de sombra, com irrigação diária.
·    Plantio: outono e primavera.
·    Consórcio: O cultivo da pixirica juntamente com espécies de maior porte, que proporcionem alguma sombra, permite que a planta desenvolva-se melhor.
·    Colheita: inicia 4 a 5 meses após o plantio.
PARTES UTILIZADAS: Folhas e frutos.
PROPRIEDADES ETNOTERAPÊUTICAS: As folhas são usadas para regular o rítmo cardíaco, infecções urinárias e genitais e externamente são utilizadas no tratamento de moléstias de pele. Popularmente é também utilizada como hipocolesterolêmica.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links