Publicidade

loading...

A Rara Planta-das-Formigas

14:01:00




A Hydnophytum formicarum da família Rubiaceae é uma espécie mirmecófita (plantas com estreita relação com colonias de formigas) e ficou popularmente conhecida como planta-amiga-das-formigas por causa de sua estranha simbiose com um determinado tipo de formiga, que faz túneis dentro de seu caule avantajado para se proteger de predadores e em troca deixa resíduos nas paredes dos túneis que servem de alimento para a planta.
O arbusto semi-lenhoso epífito é nativo da Malásia e Indonésia, suas flores são pequenas e muito perfumadas, suas folhas suculentas são lanceoladas e seu cultivo não exige cuidados especiais.
A planta é de crescimento lento e aprecia local sombreado, com solo poroso e bem drenado e deve receber água somente quando o substrato estiver seco, ou seja, uma rega por semana já é o suficiente.
A Planta-das-formigas é de clima tropical e não tolera geadas, em sua grande maioria apresenta um orifício no tronco (caudex) por onde as formigas entram e saem. Pode ser cultivada em vasos, floreiras ou canteiros e sobrevive perfeitamente mesmo sem ter as suas amigas formigas por perto.
A exótica Planta-das-formigas é pouco conhecida no Brasil, porém, pode ser comprada pela internet pelo preço de R$ 40,00 a muda com cerca de 10cm.







Postagens Relacionadas

1 comentários

  1. COMO A NATUREZA É BELA, TEM TANTA VARIEDADE DE PLANTAS NESSE MUNDO AFORA QUE FICO MARAVILHADA.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links