Publicidade

loading...

Tudo Sobre Cucumis melo

10:35:00




Muito apreciado pelos brasileiros, o Cuscumis melo é uma fruta refrescante, saborosa, indispensável em uma dieta saudável e que ainda pode ser cultivado facilmente em todo Brasil. Possui frutos de cores, aromas e sabores variados, todos muito valorizados, é encontrado facilmente em feiras, supermercados e quitandas. O preço do Melão frente aos seus benefícios é considerado baixo, mas o que pouca gente sabe é que é possível cultivar facilmente esta delícia no quintal de casa.
É uma espécie de ciclo bem curto, do plantio até a colheita dos frutos são pouco mais de 100 dias. Nativo da África e da Ásia, estima-se que cultivares do meloeiro começaram a ser cultivados pelo homem há muito tempo atrás, existindo registros de sua produção doméstica no Egito a mais de 2.000 anos antes de Cristo.
De lá para cá espalhou-se pelo mundo se adaptando muito bem aos climas Tropicais e Temperados, seus cultivares também são muitos.
No Brasil a frutífera chegou no século 19 trazido pelos imigrantes europeus, que logo iniciaram o plantio da herbácea no Sul e Sudeste do país. Atualmente seu cultivo comercial se concentra principalmente no nordeste do País, onde o clima quente seco e a alta radiação solar tornam possível a produção de frutos durante o ano todo. Os inúmeras variedades de cultivares do Melão se divide em vários grupos, sendo que os mais conhecidos são o americano e o valenciano ou espanhol. O primeiro engloba melões menores, aromáticos, de casca rugosa e polpa alaranjada, como melão-cantalupo, a segunda produz frutos não aromáticos de casca e polpa com cores variáveis, como melão pele de sapo e o melão Amarelo, os dois tipos de melão mais consumidos no Brasil.
Com casca verde clara com manchas verde escuras, o melão-pele-de-sapo tem a polpa creme esverdeada e é, dentre os melões produzidos em escala comercial, o que tem os maiores frutos. O melão amarelo é arredondado, tem casca na cor amarelo canário e polpa bem espessa de cor clara. É o mais cultivado no Brasil por ser resistente ao manuseio e ter boa durabilidade.
Herbácea similar a melancia, o Melão cujo ramos crescem rente ao solo não é cultivado no jardim, ao contrário de outras frutíferas que por causa de seus efeitos ornamentais acabam por ganhar lugar de destaque no jardim. Geralmente o Melão é cultivado em áreas mais reservadas apenas para produção de frutos, mas se fosse conduzido em alambrados e outras estruturas como se fosse trepadeira, poderia produzir efeito ornamental ao local do cultivo.





Como Cultivar Melão


O Cuscumis melo é uma espécie anual e logo após a sua colheita precisa ser replantada ou substituído por outra espécie. Seu cultivo é relativamente simples e o resultado do sabor e qualidade dos frutos fica intimamente ligado às condições climáticas do local onde é cultivado. Quanto mais quente e seco for o tempo, mais doce e durável será o melão, já em locais onde a espécie receba muita chuva ou muita água na irrigação, os frutos do Melão possuem menor teor de açúcar e sabor mais fraco.
A temperatura ideal para cultivar o Melão varia entre 25° graus e 32° graus, temperaturas abaixo ou acima, afetam tanto a floração quanto a frutificação da espécie. O período mais indicado para o plantio do melão varia de região para região. No semiárido nordestino a produção do Melão é ininterrupta, em regiões do Sul e Sudeste em áreas de clima mais ameno os melhores meses para plantar são entre Agosto e Novembro, período de chuvas mais frequentes.
O local para cultivo do Melão deve ser arejado, com bastante sol e protegido de ventos fortes. O preparo do solo deve acontecer algumas semanas antes do plantio, adicionando 1kg de esterco de curral para cada berço. Para facilitar a germinação das sementes deixe-as de molho em água por uma noite, depositando três sementes em cada berço. Pode-se também semear o Melão em sementeiras e transferir posteriormente as mudas para o solo.
Durante os primeiros 20 dias do plantio é necessário regar frequentemente mas sem exageros, excesso de umidade leva ao apodrecimento.







Dicas e Cuidados com os Frutos do Melão


Com o surgimento dos frutos evite molhar diretamente o Melão, isso evitará a proliferação de fungos, outra dica para evitar perdas, é fazer o calçamento dos frutos com palha evitando o contato do fruto com a umidade do solo.
Virar o Melão duas ou três vezes durante o seu período de cultivo evita que ele fique com um dos lados esbranquiçados. No caso do Melão amarelo a colheita ocorre cerca de 80 dias após o plantio.
O inimigo no cultivo do melão é um pulgão que suga a seiva da planta e ainda transmite o vírus do mosaico, uma doença comum nas cucurbitáceas que deixa os frutos manchados.






Nome Científico: Cucumis melo
Nome Popular: Melão
Família Botânica: cucurbitáceas
Origem: África e Ásia
Característica: Herbácea anual de hábito rasteiro com ciclo de 80 a 100 dias, variando conforme a variedade
Folhas: Tamanho variável, são alternadas, ásperas, providas de pelugem, margens dentadas
Flores: Pequenas, frágeis e de coloração amarelada, despontam cerca de 30 dias após o plantio das sementes
Frutos: Conforme a variedade de melão, podem ser redondos, ovais ou alongado, casca lisa e enrugada ou redilhada, medir de 20 a 25 cm de diâmetro, pesar de 1 a 4 quilos, a polpa pode ser branca, amarelada, esverdeada ou alaranjada
Luminosidade: sol pleno
Solo: Adapta-se a uma boa variedade de solos, o importante é que ele seja bem drenado e arejado como o arenoargiloso
Clima: Tropical seco, Subtropical e Temperado quente
Plantio: Em berços de 30 centímetros por 30 centímetros com espaçamento de 40 centímetros entre eles. Antes do plantio preparar o solo incorporando 1kg de esterco de curral a cada berço. Deixar as sementes de molho em água por uma noite e depois acomode três delas em cada berço, a mais ou menos 2 centímetros de profundidade, quando as mudas estiverem com 15 cm. remova duas delas mantendo apenas a que estiver mais forte
Regas: Diárias e com pouca água nos primeiros 20 dias
Adubação: Depende do solo, mas como regra geral 20 dias após o plantio aplicar 4 g de ureia em cada berço. Passados 40 dias repita o procedimento e acrescente 6 g de potássio
Podas: Não são necessárias
Reprodução: Sementes






Visite também nossos Blogs: MultifloraMulti VasosMais PlantasSegredo das OrquídeasRemédios da VovóPet de CasaReceitas TianastaciaJardim de Remédios, Moldes Fibratech e Portal Multiflora um deles terá a informação que você procura. Fique sempre atualizado seguindo o perfil da Multifloranet nas Redes Sociais.
Aprenda como plantar flores, plantas e frutíferas, saiba qual melhor adubo ou fertilizante usar, qual melhor substrato ou solo ideal para produzir muitas frutas, plantas e flores.
Conheça as plantas raras e flores exóticas, qual melhor vaso para plantar, como fazer podas e a quantidade correta para ter flores no jardim o ano todo.
Dicas de como cultivar suculentas, cactos, orquídeas, folhagens, plantas carnívoras, rosas, samambaias, trepadeiras, plantas de ar, palmeiras, bonsai, rosas do deserto, ervas aromáticas, plantas aquáticas e gramados, com os diversos tipos e qualidades de grama melhor indicado para cada região.
Entenda qual melhor planta para luz direta, luz indireta, meia sombra, locais sombreados, qual planta é ideal para plantar em regiões litorâneas, qual planta resiste a salinidade e climas de frio intenso com geadas.
Aprenda montar você mesmo, jardins de inverno, jardins desérticos, jardins verticais, como fazer orquídea florir e ter flores coloridas no jardim o ano inteiro, como atrair passarinhos, borboletas e beija-flor ao jardim.
Dicas de receitas caseiras para combater pragas e infestações de pulgão, cochonilha, formigas, lagartas e fungos, entenda qual melhor veneno para acabar com cada tipo de ataque ao seu jardim.




Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links