Alfazema
09:17:00
A Alfazema adora regiões frias e nevoentas, como as da Inglaterra, onde se espalha formando lindos campos perfumados e é colhida como matéria-prima para excelentes lavandas.
No calor brasileiro, porém, a alfazema não costuma florir, sendo cultivada mais para fins medicinais. Pudera: ela é um remédio formidável para combater asma, cólicas intestinais, enxaquecas, falta de apetite, nervosismo, tonturas e outras coisas mais.
A lavandula spica - ou alfazema - começou a ser cultivada na região do Mediterrâneo, nas Ilhas Canárias e na Índia. Com ela fabricou-se a primeira loção para lavar a cabeça. Mas, antes disso, já era largamente usada pela nobreza europeia como água-de-colônia. E sua responsabilidade não era pouca: ela devia substituir os banhos, que só aconteciam de mês em mês. Dos palácios, seu perfume intenso e suave ganhou lentamente as ruas das principais cidades europeias, onde era jogada para perfumar o ar. Hoje, em saches, ela perfuma as roupas nos armários e gavetas, funcionando também no combate a traças e baratas.
A alfazema é um pequeno arbusto da família das libiáceas, com pequenas flores azuladas. Embora seja originária de regiões quentes, ela só floresce quando cultivada em regiões de clima frio.
Mas mesmo sem flores seu perfume não é menos intenso: ele esta presente em todas as partes da planta. Atualmente, o maior produtor no mundo é a Inglaterra. No Brasil ela é cultivada - em larga escala - em Niterói, mas pode ser encontrada em quase todas as regiões. Como remédio, suas aplicações são muitas: a alfazema é antiespasmódico, estimulante do cérebro, excitante do sistema nervoso e tônico do estômago. É recomendada também para combater vertigens, leucorréia e paralisação da língua.
A receita é simples: ferva um punhado de folhas secas de alfazema em 2 copos de água, abafe e deixe esfriar. Esta pronto.
Da alfazema também é extraído o óleo de aspic, um líquido incolor utilizado como inseticida e desinfetante, além de ter larga aplicação em veterinária.
Fonte: Abril
Foto: Google Imagens
Floricultura Multiflora Fernandopolis - http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com
0 comentários