Quinua - Fonte de Minerais
16:00:00
A Quinua é um grão com minerais indispensáveis ao bom funcionamento do organismo. Confira o que cada um deles faz pelo seu organismo:
• COBRE: participa na formação da hemoglobina (células sanguíneas), da melanina (pigmento protetor da pele) e da mielina, substância protetora dos nervos.
• POTÁSSIO: tem papel fundamental na transmissão nervosa, na contração dos músculos e no equilíbrio de fluidos no organismo — o déficit desse mineral costuma provocar fraqueza muscular, fadiga e desorientação.
• MANGANÊS: importante para a saúde dos tendões e ossos.
• MAGNÉSIO: aumenta a produção de anticorpos e funciona como um tranqüilizante natural, indispensável para a saúde do sistema nervoso e para o metabolismo energético.
• FÓSFORO:necessário para o fortalecimento da membrana celular, dos ossos e dos dentes.
• FERRO: participa do processo de respiração das células e do transporte do oxigênio e dióxido de carbono.
• CÁLCIO: construtor de ossos e dentes, participa de diversas reações orgânicas, como a contração muscular, a coagulação sanguínea e a transmissão nervosa.
• ZINCO: aumenta a ação de enzimas que combatem os radicais livres, além de fortalecer o sistema imunológico, retardar o envelhecimento e favorecer o crescimento e fortalecimento dos cabelos.
Para aproveitar todos os benefícios deste maravilhoso grão é simples, nos melhores supermercados e lojas de produtos naturais já existem barrinhas de cereais e macarrão feitos com Quinua. Também é encontrado em grãos, flocos ou farinha.
Nutricionalmente, não há diferença entre o grão, a farinha ou os flocos — embora o grão seja preferível por não sofrer nenhum tipo de processamento. Aprenda a melhor maneira de preparar o alimento em:
GRÃOS — o ideal é deixar de molho por algumas horas e cozinhar em água já fervente, no fogo baixo, por 15 minutos. Fica mais saboroso se o sal for adicionado depois do cozimento. Pode ser misturado nas saladas, sopas e risotos ou servido com molhos. Cozido, dura até três dias na geladeira;
FLOCOS — polvilhe em sopas, no iogurte, na salada de frutas e em vitaminas naturais;
FARINHA — pode ser usada como os flocos ou servir como base para pães, biscoitos, macarrão etc.
0 comentários