Re- Redescobrindo o Verde - Parte 2
18:54:00
Continuando a postagem Re-redescobrindo o verde, agora na 2ª parte as dicas são para plantas para cultivo em luz indireta e intensa. Aproveite as dicas e transforme seu ambiente gastando pouco dinheiro.
São necessárias condições básicas para que a planta tenha um bom desenvolvimento, tais como água, iluminação, nutrientes e alguns cuidados.
Um dos principais fatores para um bom desenvolvimento da planta é a luminosidade do local, ou seja, não adianta inverter os "papéis" que não vai dar certo. Nenhuma planta é capaz de crescer sadia com a ausência de luz, que é fundamental para o seu desenvolvimento, como também certas espécies não toleram luminosidade excessiva. Algumas espécies necessitam de iluminação indireta, enquanto outras precisam de várias horas de exposição ao sol.
Uma série de processos e reações que envolvem a sobrevivência de uma planta depende da energia que ela absorve da luz. Dentre estes processos, podemos citar a fotossíntese. O tempo necessário de exposição à luz pode variar de planta para planta e o mesmo pode ser dito com relação à intensidade de luz. Plantas suculentas como os cactos, por exemplo, necessitam de luz solar direta pelo menos 5 horas por dia, enquanto que outras nem resistem à exposição aos raios solares diretos. Note que plantas tendem a crescer sempre na direção da fonte de iluminação, por isso, para que cresçam de maneira uniforme, o ideal é girar o vaso periodicamente. Caso sua planta esteja bem adaptada ao local, evite mudá-la bruscamente de lugar, tentando manter os vasos sempre recebendo luminosidade uniforme de acordo com suas necessidades, pois as plantas podem se ressentir com as variações de luz.
* coléus (Coleus blumei)
* arália (Fatsia japonica)
* espada-de-são-jorge (Sanseveria)
* jibóia (Philodendron oxycardium)
* maranta (Marantha)
* peperômia (Peperomia scandens)
* ciclame (Cyclamen persicum)
* gloxínia (Sinningia speciosa)
* agapanto (Agapanthus africanus)
* alstroméria (Alstroemeria pelegrina)
* begônia (Begonia)
* tinhorão (Caladium bicolor)
* calceolária (Calceolaria herbeohybrida)
* clívia (Clivia miniata)
* brinco-de-princesa (Fuchsia hibrida)
* flor-de-cera (Hoya carnosa)
* nandina (Nandina domestica)
* campainha ou ipoméia (Ipomoea tricolor)
* maria-sem-vergonha (Impatiens walleriana)
* beijo-de-frade (Impatiens balsamina)
A escolha de uma determinada planta para sua casa ou jardim nem sempre é uma tarefa fácil, mas acompanhando estas dicas, tudo vai ficar mais fácil. A maioria destas folhagens são ideais para sala de estar, cozinhas, banheiros, varandas, caragens, etc.
Espero que tenham gostado.
0 comentários