Manacá-da-serra - Cadê as Flores?
16:08:00Quando você passa por um viveiro de mudas ou floricultura e se depara com um belo exemplar de Manacá-da-serra todo florido, explodindo em cores, nem imagina que bem pouco tempo depois de replantado em seu jardim, ele vai ficar quase sem flores e com um aspecto apagado. Mas por que isso acontece?
É comum as mudas de manacá-da-serra recém replantadas perderem as flores, isso se deve ao fato da grande maioria destas mudas terem sido reproduzidas por meio de estaquia para florescerem mais rapidamente, o problema é que, depois de replantadas, elas não se desenvolvem tão bem no novo substrato. Para evitar esta perda na produtividade de flores é aconselhável se aproximar ao máximo do substrato em que a muda foi produzida, mas geralmente o uso de terra vegetal funciona bem para que a muda não sofra com a mudança do substrato no replantio. É aconselhável também aumentar a frequência das adubações nesta nova fase de adaptação da muda ao novo solo, em especial quando a planta for acondicionada a vasos.
O uso de um adubo NPK 10-10-10 como cobertura das bordas do vaso ou ao redor da cova da planta vai dar mais energia para seu manacá-da-serra florescer abundantemente. Não se esqueça de manter o substrato sempre úmido.
A escolha de um bom viveiro de mudas também vai te ajudar muito na hora de escolher uma muda bem saudável.
Lembre-se, todo replantio de espécies é desgastante para a muda e merece atenção e cuidados redobrados, para que a planta sinta o mínimo possível as mudanças de solo, irrigação, luminosidade, etc
1 comentários
Precisa de muito cuidado ....
ResponderExcluir