Alcachofra
11:12:00A alcachofra é uma planta que pode ser tanto medicinal como também utilizada na culinária. É uma hortaliça rara, abundantemente cultivada nas regiões atlânticas que possuem invernos mais suaves. A alcachofra é uma flor imatura, pertencente à mesma família das margaridas e dos girassóis. O que se chama de "flor" na planta é, na verdade, uma inflorescência, constituída por um capítulo de grandes dimensões do qual se consome apenas o receptáculo carnudo – chamado "fundo ou coração da alcachofra". As partes chamadas impropriamente de pétalas são as brácteas da planta.
Seu uso na culinária tem sido amplamente divulgada atingindo um status nobre e já possui muitos adeptos no Brasil do seu sabor peculiar. Embora seja uma planta medicinal sua beleza é bem ornamental, podendo compor jardins em chácaras, sítios e grandes áreas.
Nome popular: Alcachofra, Alcachofra-hortense, alcachofra comum, alcachofra
cultivada, alcachofra de comer, alcachofra rosa..
Nome científico: Cynara scolymus L.
Parte utilizada: Flor.
Propriedades terapêuticas: Antidiabética, colagoga, descongestionante, diurética,
antidiarreico, febrífuga.
Usos: Arteriosclerose, celulite, colesterol, diabetes, gota, icterícia, doenças do
fígado, doenças das vias biliares, etc.
Modo de usar: Apenas a parte carnuda das "pétalas" e o "fundo" da flor, depois de retirados os espinhos, é consumida crua ou cozida, sob a forma de salada, com sumo de limão. A folha larga e muito recortada, unida ao caule, é a parte utilizada em medicina na forma de garrafada ou de chá.
0 comentários