Publicidade

loading...

Tanchagem

18:40:00



A tanchagem é uma planta medicinal que apresenta uma coloração verde intensa, com um tufo de folhas grandes, inteiras ou de bordos levemente ondulados, ovaladas, percorridas com nervuras curvilíneas. As suas flores são pequenas, branco-amareladas, agrupam-se em espigas de até 40 cm de comprimento.
Existem mais de 12 espécies de tanchagem, a qual se torna uma das ervas mais usadas no Brasil pelas suas propriedades medicinais.
Esta planta com enormes utilidades medicinais é originária da Europa e regiões temperadas da Ásia, muitas vezes relatada como planta sagrada por seus tantos méritos na cura de diversas enfermidades. Suas qualidades vão além da medicina caseira, já que pode ser consumida na culinária na forma de refogados, caldos e sopas.
A Tanchagem se adaptou bem ao clima brasileiro e se propagou por todas as regiões devido ao fato de suas sementes serem facilmente levadas pelo vento. Sua produção de sementes é abundante, cerca de 10.000 a 20.000 por planta. 


Nome popular: Tanchagem, Língua de vaca, plantago, tansagem, tranchagem.
Nome científico: Plantago SSP.
Família: Plantaginaceae
Origem: Europa e regiões temperadas da Ásia
Solo: rico em matéria orgânica
Clima: Tropical e Subtropical
Flores: pequenas, branco-amareladas
Propagação: sementes
Parte usada: Toda a planta.
Propriedades terapêuticas: Adstringente, anti-inflamatório, antigripal, cicatrizante, antidiarreico.
Usos: É usada no combate as inflamações dos ouvidos, dos olhos, das gengivas, da garganta, das amígdalas, da faringe, do estômago, dos intestinos, dos rins, da bexiga. Usa-se também contra a conjuntivite, hemorróidas, problemas urinários. Usado como auxiliar contra diarréia, cólica infantil, febres intestinais, gripes, apendicite, inflamações e na cura das feridas.
Modo de usar: Infusão para os problemas internos e, externamente, usa-se de várias maneiras: suco das folhas, cozimento, cataplasma ou na forma de pomada.
Cuidados: o seu pólen pode causar alergia e as suas sementes podem irritar a mucosa gástrica


Combatendo a Dor de Garganta

Ingredientes:

  • 2 folhas de abacateiro
  • 2 folhas de tanchagem
  • 1 copo de água
Modo de Preparo: Ferva a água e depois acrescente as folhas de tanchagem. Deixe ferver por 2 minutos e coe. Em seguida, acrescente as folhas de abacateiro e leve ao fogo para ferver novamente por 2 minutos. Espere esfriar e coe mais uma vez.Posologia: Ao invés de tomar, faça uma gargarejo com este chá 3 vezes ao dia.

Postagens Relacionadas

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
blog search directory Diretório de Blogs Comentar/adicionar no Comentarium Home & Garden Blogs
Home & Garden online
20 Minutos
Follow me on App.net Review http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com on alexa.com GeraLinks - Agregador de links Ver! Follow on Bloglovin
TrendsTops - Agregador de Links