Plantas Viajantes
23:40:00Você sabia que a sobrevivencia de muitas espécies na Natureza depende dos fenômenos naturais e da ajuda de pássaros ou do próprio homem?
Até hoje não há registro de plantas que se locomovam sozinhas, por isso, sempre existe a interferencia de outros fatores para garantir a sobrevivencia de certas espécies, geralmente suas sementes são carregadas pela ação do vento ou da água, as vezes engarranchadas na roupa ou sapatos do ser humano, algumas vezes no bico ou no estomago de alguns pássaros ou pequenos animais.
Quem nunca observou aqueles famosos arbustos rolando ao vento nos típicos desertos americanos, geralmente em filmes de bangue-bangue, são as Tumble weeds (Corispermum hyssopifolium e Cycloloma platyphyllum), onde o vento separa a planta da raiz e a carrega de um lado para outro espalhando suas sementes para a permanência da espécie.
O carrapicho não é diferente, sempre que desponta seus espinhos no alto do pendão para dar continuidade a sua especie, sempre algum animal de pequeno porte, a água ou o ser humano se oferecem espontaneamente para fazer o trabalho duro da semeadura.
Outra espécie que se move e se propaga com a ajuda do ar é a barba-de-velho (Tillandsia usneoides) que por sua leveza viaja suavemente por todo o Brasil carregada pelo vento, suas folhas longas e finas vivem dependuradas em árvores o que facilita a viagem e consequentemente se instalar em novos habitats.
Além de sementes de diversas plantas que viajam através do movimento das águas existem as plantas aquáticas como o caso do aguapé (eichhornia crassipes) que se locomove de um lado para outro aproveitando a força das correntezas. Sendo uma planta flutuante suas raízes não se fixam promovendo a facilidade de locomoção, os nutrientes necessários para sua sobrevivencia são capitados da água através de suas finas raízes.
0 comentários