Tillandsia Cryptantha
07:09:00Nome Científico: Tillandsia Cryptantha
Nome Popular: Tillandsia Cryptantha
Família: Bromeliaceae
Subfamília: Tillandsioideae
Origem: México
Ciclo de Vida: Perene
Regas: Controladas, feitas com água coletada da chuva
Solo: Plantas de ar não necessitam de solo
Adubagem: Use adubo para orquídeas hidrossolúvel em água, 1/4 da quantidade recomendada
Multiplicação: Novas mudas surgem na base da planta mãe logo após seu florescimento
Pertencente a família botânica Bromeliaceae, a Tillandsia Cryptantha é uma espécie de planta de ar endêmica do México. Seu habitat natural varia entre 1.500 a 2.300 mts. acima do nível do mar.
Trata-se de uma espécie de porte pequeno, de 20 a 30cm de altura e a mesma medida de circunferência, com folhas verdes e ligeiramente escalada. A sua haste floral é menor do que a roseta foliar. Suas flores têm forma de pico de espada e são verde amarelas.
Cryptopoda, significa frutos escondidos. Esta espécie Mexicana é muito semelhante a Tillandsia Brachycaulos, tanto que é comum confundi-las.
A planta possui uma roseta macia e folhas verdes brilhantes que podem ser facilmente danificadas pelo vento ou pela queda de detritos. Possui crescimento ereto contra a gravidade.
DEve ser mantida em ambientes de muita luz, mas sem exposição direta ao sol, as suas regas devem ser feitas apenas com água coletada da chuva ou desmineralizada, em pouca quantidade, sempre com ajuda de aspersor.
Plantas de ar não toleram ventos fortes, mas necessitam de boas correntes de ar para retirar os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.
Para oferecer mais vigor a planta é recomendado o uso de adubo de orquídeas hidrossolúvel diluído na água na proporção de ¼ da dosagem recomendada pelo fabricante.
Após a floração da planta mãe, novas mudas surgem em sua base.
0 comentários