Sorria, é Tempo de Rosa
12:30:00
A beleza da rosa sempre encantou o homem, desde a Antiguidade. Vindas do Oriente, as primeiras sementes se espalharam rapidamente pelos países ocidentais. E hoje, com suas 13 mil variedades, as rosas simbolizam a própria linguagem do amor: a vermelha é paixão, a branca, fidelidade, e a amarela, ciúme.
Ter roseiras bonitas não é difícil, mas requer alguns cuidados básicos. O primeiro deles diz respeito ao terreno, que deve ser bem drenado, bem cavoucado e adubado com farinha de osso e esterco.
E é fundamental que o terreno receba sol, muito sol. A cova para a roseira deve ter pelo menos 50cm de profundidade. Depois de fixar a muda, cubra-a com terra, deixando o nó de enxerto 1 ou 2 cm acima da superfície. Aperte bem e regue abundantemente. Se o plantio for feito no verão, proteja a muda com ramos de folhagem, para abrigá-la do sol.
Até que a roseira comece a florescer, as regas devem ser diárias e, de preferência, à tarde.
Depois, só regue em dias muito quentes.
Após o plantio, você deve procurar manter a terra sempre fofinha e livre das ervas daninhas.
Para conservar a umidade, o canteiro precisa ficar coberto de grama seca.
Conseguem-se floradas abundantes retirando-se sempre as flores secas.
Junho, Julho e Agosto são os meses da poda.
Os galhos são cortados deixando-se sempre 4 ou 5 "olhos" por onde a planta vai rebrotar.
No caso de roseiras trepadeiras aconselha-se a poda de 1/3 dos galhos. Depois de podar, limpe o canteiro, cavouque a terra e faça uma nova adubação com esterco de curral (10 a 15Kg por m2). Em seguida cubra novamente a terra com grama seca, regue todos os dias até a primeira floração.
Sem o uso de fungicidas e inseticidas para combater as pragas é quase impossível ter roseiras bonitas e sadias. Por isso faça um tratamento preventivo: aplique o fungicida uma vez por semana e o inseticida a cada 15 dias, desde o início da brotação.
Quanto à dosagem, siga atentamente as instruções que acompanham o produto.
Fonte: Editora Abril
1 comentários
Gostei do post, com informações sobre as rosas.
ResponderExcluirAbraços!