Orquídea Pato Voador
11:23:00Caleana major |
Ela é rara e muito difícil de ser vista fora de seu habitat natural, mas sua beleza é encantadora, sua pequenina e sensível flor exótica que muito se assemelha a um minusculo pato em pleno voo, a Caleana major é mais uma planta que nos leva a admirar a Natureza com mais detalhes e apreço. Esta herbácea terrestre é originária do sul e do leste da Austrália em florestas abertas de eucaliptos e áreas costeiras pantanosas ou ensolaradas de várzea, onde se perde diante da riqueza de demais espécies que a cercam, seu pequeno porte e cores costumam não chamar muito a atenção a não ser do seu polonizador que é atraído pelo formato peculiar de sua flor identificando-a como sendo a fêmea de sua espécie. O processo de polonização desta exótica espécie é conhecido como pseudocopulação, uma determinada variedade de vespa depois de atraída pela beleza da flor fica aprisionada pela planta num sistema natural de armadilha que força a vespa a passar pelas políneas carregando o pólen. A Natureza é tão fantástica que a flor desta orquídea após sofrer a ação do polonizador logo se abre novamente para dar continuidade ao ciclo da vida. A orquídea pato voador floresce na primavera e verão, cerca de 2 a 4 flores marrom-avermelhadas de 15 a 20 mm que não podem ser cultivadas em viveiros por causa da deficiencia em se criar as condições mínimas exigidas pela planta, condições únicas de seu habitat natural, sendo assim, se torna quase impossível de se admirar de perto um exemplar desta exótica e rara espécie de orquídea fora do seu ambiente.
Catalogada pelo colecionador botânico George Caley, a Pato-voador tornou objeto de desejo de diversos orquidófilos pelo mundo que almejam cultivá-la em larga escala de forma comercial.
Nome Científico: Caleana major
Sinonímia: Caleya major
Nomes Populares: Orquídea Pato-voador, Pato-voador, Orquídea Pato
Família: Orchidaceae
Categoria: flores, orquídeas, exóticas
Clima: Subtropical, Tropical
Origem: Austrália, Oceania
Porte: 0.3 a 0.4 metros, 0.4 a 0.6 metros
Luminosidade: Luz Difusa, Meia Sombra, Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Curiosidades: não é reproduzida em viveiros de forma comercial por ser muito perecível, se assemelha com um pequeno pato em pleno voo.
0 comentários